O mundo está cheio de opiniões, dicas e comentários sobre a imagem corporal, padrões de beleza e falsas informações sobre saúde.

As informações sobre o corpo dos outros são polêmicas e geram audiência. Podemos perceber isto nas ruas, em filas, no trabalho, em festas de família, enfim, em qualquer local.

Em 2019, Cleo Pires desabafou no Instagram sobre comentários gordofóbicos que recebeu após uma premiação. Ela disse que não tem vergonha de seu corpo e que sua saúde está bem.

Em 2020, Bruna Marquezine teve inúmeros comentários sobre seu corpo, após emagrecer. Ela  comentou que peso não é sinônimo de uma pessoa saudável.

As respostas de ambas estão certas, pois a imagem corporal não reflete saúde.

Quem acompanha o mundo dos famosos já deve ter visto diversos casos, mas não se trata apenas do mundo da fama. Julgamentos e comentários mal intencionados sobre o corpo dos outros são feitos diariamente, principalmente quando há perda ou ganho de peso, ou quando a pessoa mostra partes de seu corpo com celulites ou estrias.

Cada pessoa tem suas lutas, suas dores, seus motivos e seu espaço, portanto o respeito é necessário. E, acima de tudo, é importante compreender que “padrões de beleza” servem apenas para serem quebrados.

As pessoas podem ter objetivos relacionados à estética corporal, como emagrecimento, hipertrofia, melhora da pele, etc., e estas mudanças podem ser realizadas, mas é importante partir da vontade da pessoa, sem pressões, por motivos saudáveis e de modo equilibrado, pois caso contrário transtornos podem surgir, afetando a saúde psicológica da pessoa, e consequentemente a saúde física.

É sempre interessante nos lembrarmos do conceito de saúde: “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1947).

De acordo com este conceito podemos refletir que a saúde é um conjunto de fatores. Como podemos colaborar com a nossa saúde?

Bem estar físico: Esteja com os seus exames em dia, pratique uma atividade física, alimente-se de forma saudável e tenha um sono regularizado.

Bem estar mental: Não ligue para comentários que fazem sobre você. Busque os seus próprios objetivos, de acordo com o que te faz bem.

Bem estar social: Esteja com pessoas que te façam bem e que gostem de você do seu jeito.

Lembre-se sempre:  A saúde vem em primeiro lugar!