A nutrição, o sono e o emagrecimento

baby-1742119_1280

Na correria o dia a dia acabamos nos esquecendo da importância de dormir bem.

Ao termos um sono adequado, produzimos menos grelina, um hormônio responsável por aumentar nosso apetite e aumentamos o nível de leptina, um hormônio que nos dá sensação de saciedade. Por isto, ter uma boa noite com sono de qualidade auxilia no processo de perda de peso.

O sono inadequado gera um aumento do hormônio grelina, o qual aumenta o apetite e diminui o hormônio do crescimento, chamado GH, que tem a função de auxiliar na lipólise, ou seja, na quebra do tecido adiposo (gorduras). Outra consequência de não dormirmos bem é a ausência da produção de melatonina, que é formada a partir da serotonina cerebral, um dos maiores antioxidantes naturais, e isso ainda leva a uma resistência à insulina.

O sono é essencial, pois é reparador para o sistema nervoso central e para os sistemas respiratório e cardiovascular.

A má qualidade do sono gera riscos a curto e a longo prazo. A curto prazo a pessoa sentirá cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações de humor, perda de memória a fatos recentes, diminuição da criatividade, redução da capacidade de planejamento, lentidão de raciocínio, desatenção e dificuldades de concentração. Já a longo prazo haverá falta de vigor físico, envelhecimento precoce através do aumento de radicais livres, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência  a desenvolver obesidade, diabetes, alteração da função sexual, doenças cardiovasculares e gastrointestinais e perda crônica de memória.

Algumas dicas para uma boa noite de sono são:

– Evitar bebidas que contenham cafeína e álcool;

– À noite opte por alimentos de baixo índice glicêmico, como os cereais integrais e algumas frutas. Não deixe de fazer uma ceia adequada;

– Não jante próximo ao horário de dormir;

– Pratique exercícios regularmente;

– Tente concluir suas atividades pelo menos 2 horas antes de dormir;

– Durma em ambiente escuro, sem luzes ao redor, pois assim será favorecida a conversão da serotonina em melatonina;

– Antes de dormir faça algo que te ajude a relaxar.

 

Fonte: Tudo posso, mas nem tudo me convém (Gisela Savioli).