banana-1628219_1280

A biomassa de banana verde é um purê feito com banana verde, e este atua como um ótimo espessante, além de ser nutritivo e fácil de ser feito.

Esta preparação é considerada um alimento funcional devido uma substância chamada Amido Resistente.

Amido resistente é um tipo de “açúcar” que nosso corpo não consegue digerir e absorver, indo parar no intestino. Este amido colabora com o aumento de volume e com a textura das fezes, acelerando o trânsito intestinal e facilitando sua excreção.

A biomassa de banana verde alimenta as boas bactérias intestinais, e, portanto  é caracterizada como um alimento prebiótico.

Os prebióticos contribuem para a manutenção da saúde, prevenindo doenças intestinais como o câncer de cólon, pois facilitam a evacuação e diminuem a exposição das substancias tóxicas presentes nas fezes e na parede intestinal.

A biomassa de banana verde não altera o sabor das preparações em que é incluída, por se tratar de uma fruta verde com sabor suave, e ainda confere volume, fibras, vitaminas (vitaminas do complexo B, vitamina A e vitamina C) e minerais (potássio, fósforo, cálcio e magnésio) às preparações.

Quando a biomassa de banana verde é adicionada às preparações, as mesmas são absorvidas mais lentamente e demoram mais para chegar ao intestino, e nisto há melhora da glicemia, além de conferir saciedade.

É possível encontrarmos biomassa de banana verde congelada para comprarmos, mas também podemos fazê-la em casa, conforme a receita abaixo.

 

Ingredientes:

Bananas verdes

 

Modo de Preparo:

  • Separe as bananas verdes com uma faca ou tesoura para que fiquem fechadas, sem aparecer nenhum pedaço da parte branca interna.
  • Lave as bananas;
  • Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e, quando ferver, coloque adicione as bananas verdes com casca;
  • Tampe a panela;
  • Quando começar a fazer o barulho do vapor saindo pela válvula, abaixe o fogo e deixe por 10 minutos;
  • Após os 10 minutos, desligue o fogo, mas não abra a panela e nem a coloque embaixo da água;
  • Destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes com o auxílio de um garfo;
  • Bata no liquidificador até que se transforme em uma pasta quente;
  • Guarde na geladeira por um período de até 3 dias ou no congelador por 1 mês, para utilizar em preparações de pães, bolos, mousses e sucos calóricos.

 

Até mais!