Fitosterois são compostos vegetais que não podem ser sintetizados pelo nosso organismo. Os mesmos tem a função de auxiliar na redução do colesterol “ruim” LDL.
Vale ressaltar que para a melhora dos níveis de colesterol sanguíneo, também é necessário seguir uma alimentação equilibrada.
Onde podem ser encontrados?
Em óleos vegetais, cereais, grãos, sementes, frutas, verduras, nozes, margarinas enriquecidas ou em cápsulas.
Quais seus benefícios:
O consumo de fitosterois auxilia na diminuição da absorção de colesterol no intestino delgado e da síntese de colesterol hepático, além de ajudar a aumentar a excreção do colesterol pelas fezes.
Porém, é necessária a ingestão de 2 g/dia de fitosteróis para a redução média de 10-15% do LDL-C, muitas vezes não alcançadas com a dieta, tendo assim a necessidade de suplementação.
Como agem?
Devido suas semelhanças químicas com o colesterol, os mesmos são absorvidos por vias parecidas de absorção intestinal.
Referências Bibliográficas:
Unilever Research Laboratories. Diet and Health News; 2, 1998.
Pollak OJ, Kritchevsky D. Sitosterol. Monographs on atherosclerosis. Basel: S. Karger, 1981.
SALGADO, Jocelem; BIN, Camila; MANSI, Débora.; Efeito do abacate (Persea americana Mill) variedade HASS na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos.; Ciência e Tecnologia de Alimentos; 28; 922-928; 2008.
IV Diretriz Brasileira Sobre Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia.