De acordo com a legislação vigente, agrotóxicos são produtos utilizados no cultivo, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas com o objetivo de preservar as plantações contra insetos e ervas daninhas.
Os agrotóxicos causam danos ao meio ambiente e à saúde dos produtores e consumidores. As consequências do uso de agrotóxico podem surgir a longo prazo, como problemas neurológicos, respiratórios, hepáticos, hormonais, câncer.
Para diminuir os agrotóxicos dos alimentos os higienize antes de guardar na geladeira para não contaminar os outros produtos.
Como higienizar? Primeiramente lave com água e um pouco de detergente neutro e enxague bem, depois deixe de molho em bicarbonato de sódio na quantidade uma colher de sopa rasa do produto para um litro de água no período de 40 minutos para verduras e de 1 hora para frutas e depois enxague bem em água corrente. Após este procedimento deixe em hipoclorito de sódio na quantidade e tempo recomendados pelo fabricante na embalagem para evitar outras fontes de contaminação, enxague em água corrente, seque e guarde em potinhos tampados.
Uma pesquisa sobre o agrotóxico fungicida mancozeb utilizado em tomates mostra que “a redução de mancozeb foi maior na película, onde está presente em maior concentração, e os enxágues com água potável e solução com bicarbonato de sódio removeram mais de 61% dos resíduos presentes na película dos tomates” (Alves, et.al, 2010).
Mesmo que você opte a consumir o alimento sem a casca, lave pelo menos em água corrente antespara minimizar as chances de contaminação da parte interna do alimento.
Em relação às folhas, retire as que vêm em volta da alface e do repolho, por exemplo, pois se trata de uma região que acumula mais agrotóxico.
Mesmo com os agrotóxicos, não deixe de consumir frutas, legumes e verduras por serem ótimas fontes de vitaminas e minerais. Uma boa dica é consumir alimentos da época (assunto do próximo post), pois estes não terão necessidade de grande utilização de agrotóxicos. E melhor ainda, encontre uma horta ou uma feira de alimentos orgânicos, pois além de serem mais saudáveis por não utilizarem agrotóxicos, contribuem para a preservação do meio ambiente e ainda ajudam na agricultura familiar.
Mas, e se eu não encontrar com facilidade os alimentos orgânicos ou se estes não forem viáveis para mim devido ao preço ser um pouco maior? Então siga todos os cuidados citados acima e se possível compre pelo menos pimentão, pepino, tomate, alface, uva, cenoura, morango e mamão papaia orgânicos, pois estes são os mais contaminados por agrotóxicos de acordo com as últimas pesquisas.
Referências:
ALVES, et. al. EFEITO DE SOLUÇÕES DE ENXÁGUE NA REMOÇÃO DE RESÍDUOS DE MANCOZEB EM TOMATES DE MESA. Pesq. Agropec. Trop, Goiânia, v.40, n.1, 2010.
Matéria sobre agrotóxicos e bicabonato de sódio, dada ao Fantástico em 2010, pelo professor Sérgio Rabello Alves, do Laboratório de Toxicologia da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, citada também por Dr Bevenuto.
Site INCA (Acesso em 14 out.2016).
Site Ministério da Agricultura, 2016.