october-pink-1714664_1280

O câncer é um problema complexo de saúde pública, apesar de ser uma doença antiga encontrada até mesmo nas múmias egípcias.

A denominação câncer é o nome dado a um conjunto de centenas de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células as quais tendem a invadir tecidos e órgãos. O crescimento destas células é diferente das saudáveis, pois ao invés de morrerem continuam crescendo e formando outras células anormais que podem ser benignas ou malignas.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, encontrada na maioria das vezes em mulheres é o de mama. Se for diagnosticado e tratado rapidamente o prognóstico será melhor.

Alguns fatores de risco são: menarca precoce, não ter tido filhos, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, uso de anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal.

Uma forma de prevenção do câncer de mama é realizar o autoexame através do toque que pode ser realizado uma vez por mês. Durante o toque é ideal observar se há alterações ou deformações no formato das mamas, presença de feridas, secreção nos mamilos e caroços nas mamas ou axilas. Também é importante realizar a mamografia uma vez ao ano.

 

 

 

Até o próximo post, onde terá informações sobre a prevenção do câncer através da alimentação! Não percam!

 

Referência bibliográfica: ABC do câncer : abordagens básicas para o controle do câncer / Instituto Nacional de Câncer. – Rio de Janeiro : Inca, 2011.