mandarin-1203655_1920

O desperdício de alimentos é um problema presente no Brasil há muito tempo. Alimentos são desperdiçados de diversas formas, na produção em excesso, na má gestão de estoque e na cozinha.

Mas, como desperdiçamos alimentos na cozinha? Através do descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas. Ao utilizarmos, estaremos aproveitando integralmente os alimentos, colaborando com a sua saúde através do aumento do consumo de fibras, além de diminuir o lixo acumulado e de economizar.

 

Veja algumas dicas de aproveitamento integral dos alimentos:

 

  • Casca de abacaxi: A casca do abacaxi, apesar de ser dura pode ser cozida e bem picada para ser utilizada no preparo de sobremesas. Mais simples que isto, pode ser feito com suco com a casca do abacaxi. E o melhor: A casca tem gosto de abacaxi.

 

  • Casca de maracujá: Apesar de ter o sabor diferente da polpa, pode ser utilizada em sobremesas e cozidos.

 

  • Folha de beterraba: Possui sabor adocicado e pode ser utilizada nas saladas, como qualquer outra folha.

 

  • Casca de banana: Pode ser utilizada em bolos, geleias e até mesmo em bifes, almôndegas ou hambúrgueres. O aroma é parecido com o da banana.

 

  • Casca de laranja: Pode ser utilizada para fazer um bolo rico em fibras, que mesmo sem o suco da laranja fica com sabor característico.

 

  • Casca de chuchu: pode ser incluída em farofas, bolinhos, tortas e cozido de legumes.

 

Você também pode utilizar cascas de outras frutas e legumes e talos de outras verduras para diversas preparações. Use a criatividade!

 

Para te inspirar, veja uma receita fácil onde podemos utilizar a casca do abacaxi:

Chá mate com abacaxi

Ingredientes:

500 ml de chá mate pronto

Casca de 1 abacaxi grande

Modo de preparo:

Faça o chá mate e reserve. Higienize o abacaxi, retire as cascas e pique-as. Em uma panela coloque as cascas com a agua para cozinhar até ficarem macias. Retire do fogo, esperem esfriar e bata no liquidificador. Coe e misture o chá reservado. Leve para gelar e adoce a gosto.

 

Referências bibliográficas:

Alimentação sustentável. Disponível em: http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacao-sustentavel/desperdicio-de-alimentos/

RAIMUNDO, M. G. M., SÁ, A. C. E. de, ROSA, E. M. M. R., et.al. Diga não ao desperdício. 1ª ed. São Paulo, SP: Secretaria da Agricultura e Abastecimento- CODEAGRO, Governo de São Paulo.