No hipotireoidismo é necessário um suporte nutricional adequado.

Hipotireoidismo? Veja como a nutrição pode te ajudar

O que é hipotireoidismo?

O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide não produz hormônios tireoidianos em quantidade suficiente para atender às necessidades do corpo. Esses hormônios são essenciais para o funcionamento adequado do organismo, pois regulam o metabolismo, a temperatura corporal, a energia e outros processos na saúde.

Ter hipotireoidismo significa que o corpo não recebe hormônios tireoidianos em quantidade adequada, o que pode levar a uma série de sintomas, como cansaço, ganho de peso, sensação de frio, pele seca, constipação e alterações no humor.

O que analisar em caso de suspeita?

Em casos de suspeita de alterações na tireoide, um dos tipos de exames analisados é o de sangue, entre eles o TSH, que verifica se sua tireóide está trabalhando o suficiente.

Como a nutrição pode te ajudar no hipotireoidismo?

Em primeiro lugar é importante organizarmos a sua rotina alimentar, diminuindo alimentos mais inflamatórios e incluindo outros mais nutritivos, além de ter atenção aos cuidados relacionados ao intestino, sono e estresse. O equilíbrio é fundamental.

Existe também os nutrientes que devemos ter muita atenção à sua adequação, por participarem do funcionamento da tireoide, como as vitaminas do complexo B, as vitaminas A e D, e os minerais selênio, o zinco e ferro, sendo necessária uma suplementação individualizada em alguns casos.

E é importante saber que, através da alimentação, podemos ajudar a prevenir maiores disfunções na tireoide, quando percebemos que seu funcionamento está sendo alterado.

Acompanhamento multidisciplinar

O hipotireoidismo também necessita de um acompanhamento médico.

Pode também ser necessário acompanhamento psicológico, visto que quem tem hipotiroidismo, ou seja, que apresenta níveis reduzidos desses hormônios, pode enfrentar problemas de memória, dificuldade de concentração e depressão. O deixar de tomar a medicação diária ou fazê-lo de uma forma irregular, também pode interferir com o equilíbrio hormonal e agravar os sintomas psicológicos (Tatiana de O. Paes, psicóloga. Insta: @psicotatioliveira / Whatsapp: 11 98656-7198).

Sabia que temos um Programa de Acompanhamento Nutricional para ajudar na saúde da sua tireoide?

Entre em contato através do whataspp e fale comigo, clicando no ícone aqui do lado esquerdo do site.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também

plugins premium WordPress