A dengue é uma doença mais comum em regiões tropicais, onde o crescimento urbano desordenado e condições climáticas favorecem a transmissão pelo mosquito Aedes aegypti (Ribeiro, 2012).
Hidratação
Quando se contrai o vírus da dengue, é crucial manter a hidratação e a alimentação adequadas, necessitando beber bastante líquido, como água, água de coco, soro caseiro e soluções isotônicas.
Alimentação
Evite alimentos que contenham salicilatos, como abricó, ameixa fresca, amêndoas, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passas, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva, assim como alimentos com ação antitrombótica, como alho, cebola e gengibre (Reis, 2013 – Site da Asbran). Além disso, evite avelãs, nozes, pistaches, curry, cúrcuma, orégano, tomilho, abacaxi, suco de uva e vinho em casos de suspeita de dengue.
Segunda Reis (2013), no site da Asbran, sugere que durante o período mais crítico da doença é adequado optar por uma dieta mais leve para facilitar a digestão e absorção. Alimentos ricos em ferro e proteínas, como frango ou carne magra e feijões, são indicados.
E sobre o inhame? É um alimento nutritivo e pode ser consumido, mas deve ser consumido cozido, por ser rico em ácido oxálico.
Incluir alimentos com vitamina K, como verduras verde escuras, pode ajudar na coagulação sanguínea.
O que fazer se sentir os sintomas de dengue?
Consulte um médico ao sentir sintomas e siga suas recomendações, inclusive em relação a medicamentos que devem não podem ser consumidos.
Prevenção
Cuidado com pratinhos de plantas ou qualquer objeto que possa acumular água.
Utilizar repelentes adequados também é uma maneira de prevenção.
Referências Bibliográficas
Ribeiro, Gabriel Sylvestre. Impacto da infecção com o vírus dengue 2 no comportamento alimentar, longevidade e fecundidade de fêmeas de Aedes aegypti / Gabriel Sylvestre Ribeiro. – Rio de Janeiro, 2012.
Reis, N.T. Site Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Alimentos que pacientes com suspeita de dengue devem evitar. 2013.
Reis, N.T. Dengue. Site Nutrição em Pauta.