Cuide da saúde do seu intestino para emagrecer
Sabia que o desequilíbrio da microbiota intestinal pode trazer uma série de consequências?
No caso das pessoas que estão acima do peso, Bacteroidetes e Firmicutes, que são os dois principais filos de bactérias que compõem a microbiota intestinal, tem uma proporção diferente comparado a indivíduos que estão dentro do peso ideal.
Além disso, a obesidade pode estar associada a uma condição conhecida como “leaky gut”, caracterizada pelo aumento da permeabilidade intestinal.
Mas o que isto quer dizer, nutri?
Imagine que o nosso intestino é como uma parede com várias janelinhas, que normalmente são bem fechadas para proteger o nosso corpo. Mas, quando temos os chamados “leaky gut” (intestino permeável), algumas dessas janelinhas ficam um pouco abertas, permitindo que coisas indesejadas, como germes e substâncias ruins entrem onde não deveriam. E manter estas “janelinhas” fechadas é importante para deixar nosso corpo seguro e saudável. Resumindo, o “leaky gut” é quando essas “janelinhas” não estão fechadas como deveriam estar.
E o que estas “janelinhas” que não deveriam estar abertas causam?
Imagine a parede de um grande local de evento, com várias janelinhas no térreo, e que dão acesso a rua, no meio de uma cidade grande. Estas janelinhas têm guardiões chamados Toll-like Receptors (TLRs), que são como vigias, mas as bactérias ruins (gram-negativas) são como visitantes que têm senhas (LPS) para entrarem.
São muitos vigias (TLRs) nesta casa, e muitos visitantes (bactérias ruins) com suas senhas (LPS). Mas, alguns visitantes (bactérias ruins) notaram que algumas janelinhas estavam abertas por um erro, e resolveram entrar com suas senhas (LPS), mas sem autorização. E no final, estes visitantes que entraram pelas janelinhas abertas fizeram uma enorme confusão lá dentro, tudo por causa das janelinhas que não deveriam estar abertas.
E é isto que acontece quando temos nosso intestino permeável. É como se o intestino tivesse várias janelinhas abertas, o que permite a entrada de bactérias ruins e toxinas na corrente sanguínea, trazendo também inflamação, respostas imunológicas, problemas gastrointestinais, distúrbios nutricionais e psicológicos, agravamento de condições crônicas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, podendo ter também associações com doenças autoimunes.
O que posso fazer para cuidar melhor do meu intestino no dia a dia?
– Se hidrate adequadamente durante o dia (em casos de restrições hídricas siga a recomendação médica);
– Tenha fibras na sua alimentação como frutas, legumes e verduras;
– Faça atividade física regularmente, a que você puder no momento;
– Mastigue bem os alimentos;
– Em alguns casos é necessário fazer um protocolo de modulação intestinal com acompanhamento nutricional.
Está precisando de ajuda para emagrecer, ou para cuidar do seu sistema digestório e intestinal?
Entre em contato através do botão do whatsapp ou (11) 9 7395-5936.