Neste mês foi publicada uma notícia de que um bilhão de pessoas viverão com obesidade no mundo em 2030, devendo atingir quase 30% da população adulta do Brasil, de acordo com a estimativa do Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial de Obesidade, uma organização voltada para redução, prevenção e tratamento da obesidade¹.

Neste cenário nem as crianças escapam, de acordo com a projeção realizada para o Brasil, o qual está entre os países com maiores índices de obesidade do mundo¹.

E de acordo com o levantamento realizado, uma a cada cinco mulheres e um a cada sete homens estarão com obesidade daqui a oito anos¹.

Uma das preocupações são as doenças associadas à obesidade, como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes tipo II, questões musculares e ósseas, câncer e doenças respiratórias.

Portanto, tanto a prevenção quanto o acompanhamento para perda de peso e melhora da saúde se fazem fundamentais.

Alimentação saudável e atividade física são fundamentais na prevenção da obesidade, além de colaborarem para uma melhor qualidade de vida.

Dentro de uma alimentação saudável é fundamental o consumo de alimentos in natura como frutas, legumes e verduras, alimentos com fibras como a aveia, fontes proteicas saudáveis como peixes, carnes, frango e ovos, entre outros alimentos.

Também existem outros fatores que são importantes quando se busca a perda de peso, como a qualidade do sono, a saúde intestinal e a desinflamação do corpo com a alimentação.

Referências Bibliográficas¹ (dados sobre a obesidade em 2030): oglobo.oglobo.com/ cnnbrasil.com.br