jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira. Contém fibras, vitaminas, flavonoides e alto teor de carboidratos.
Esta fruta é considerada um alimento funcional devido suas propriedades benéficas como as antocianinas, presentes nas cascas na quantia de 310 mg/100g do fruto, que protegem o organismo contra danos hepáticos e gástricos. Também é fonte de flavonoides e compostos fenólicos. Em sua polpa contém ferro, fósforo, vitamina C e niacina.
A jabuticaba também possui efeitos antiinflamatórios, anticancerígenos, cardioprotetores, além de auxiliar na proteção de doenças degenerativas. Há também os benefícios relacionados ao combate de rugas, melhora da circulação periférica, efeitos hipoglicemiantes (auxiliam na redução da glicemia) e hipolipemiantes (auxiliam na diminuição do colesterol).

O mais saudável é consumir as jabuticabas in natura, mas podemos fazer uma geleia de jabuticaba para algumas ocasiões.
Veja a receita:

Ingredientes:
500g de jabuticabas limpas
200g de açúcar demerara orgânico
120ml de pectina caseira de maçã (cozinhar cubos de maçã em água e coar em um tecido fino, utilizando o suco resultante desse cozimento no preparo das geleias)
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de preparo:
Coloque as jabuticabas em uma panela, cubra com água filtrada e cozinhe por 40 minutos. Com o auxilio de uma escumadeira, estoure as frutas para separar as cascas das polpas. Retire do fogo e separe as cascas, e lavando-as em água corrente rapidamente. Reserve. Passe a polpa em uma peneira, pressionando-as. Retorne a polpa ao líquido do cozimento, adicione o açúcar, a pectina, o suco de limão, as cascas e cozinhe, mexendo sempre, por aproximadamente 1:30h ou até dar o ponto de geleia. Se ao longo do cozimento formar espuma na superfície, retire com o auxílio de uma escumadeira. Colocar a geleia em potes de vidro higienizados e esterilizados. Parte da geleia pode ser congelada, se preferir.

Referências Bibliográficas:
Fernandes LL. Alimento funcional (propriedades da jabuticaba (Myrciaria cauliflora). Rev.Farol. v.6, n.6, 2018.
Receita: Site da VP.