Existem diversos tipos de açúcar, do branco ao mascavo. Veja abaixo um pouco sobre cada:
Açúcar refinado (branco): É cristalizado, extraído principalmente da cana de açúcar e da beterraba. No processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como enxofre, são adicionados dando assim a coloração branca. Neste procedimentos são perdidas vitaminas e minerais.
Açúcar cristal: É o açúcar com cristais grandes e transparentes, mais difíceis de serem dissolvidos em água. Passa por apenas um processo de refinamento, mas mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas, ou seja, sendo conservados apenas 10% dos sais minerais da cana de açúcar.
Açúcar demerara: Passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico, ou seja, não passa por sulfitação que é a adição de dióxido sulforoso para clarear, porém tem uma lavagem com leite de cal para extrair o máximo das impurezas e por este motivo seus grãos são marrom-claros. Seus valores nutricionais são parecidos com os do açúcar mascavo.
Açúcar mascavo: É o açúcar em forma bruta, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Não passa por refinamento e, portanto apresenta coloração mais escura e sabor mais acentuado, semelhante ao da cana-de-açúcar. Como não passa pelo processo de refinamento conserva vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio.
Açúcar orgânico: Neste açúcar não são utilizados ingredientes agrotóxicos em seu plantio e substâncias artificiais em sua composição, além de não passar pelo mesmo processo de refinamento, e por isso o mesmo é mais escuro e mantém mais vitaminas.