Crianças e adolescentes necessitam de uma alimentação saudável para assegurar a ingestão suficiente de nutrientes, a fim de auxiliar no adequado crescimento e desenvolvimento.
Por passarem horas dos seus dias na escola, é importante prestar atenção no que é consumido neste período.
Os lanches devem ser oferecidos em horários determinados e em porções planejadas, sem excesso de gorduras, carboidratos e sódio. Os mesmos devem conter alimentos fontes de nutrientes muito importantes para crianças e adolescentes (ferro, cálcio, fibras, zinco, vitamina A, vitamina D).
O que não pode faltar no lanche da escola: Um líquido (sucos sem açúcar, chás, água de coco), 1 fruta prática (pêra, maçã, banana, uva, morango), um carboidrato (biscoitos, bolos caseiros ou pães de preferência integrais), uma proteína (queijo, iogurte ou leite).
O que deve ser evitado ao máximo de ser colocado na lancheira: salgadinhos de pacote, refrigerantes, sucos industrializados, bolos e biscoitos recheados, frituras, balas, isotônicos.
Exemplo de lanche: 2 fatias de pão de forma integral com 1 fatia de queijo minas e duas rodelas de tomate, 1 suco natural sem açúcar, 1 fruta.
Até o próximo post!!
Referências bibliográficas:
Sociedade Brasileira de Pediatria Manual de orientação para a alimentação do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente e na escola/Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 3ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: SBP, 2012. 148 p.
Manual do lanche saudável / Virginia Resende Silva Weffort… [et al.]. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Nutrologia, 2011.