appetite-1238256_1280

Quem nunca ouviu alguém dizer que está fazendo uma dieta de 500, 800, 1000 calorias? Ou já viu algum programa de televisão falando sobre dietas hipocalóricas para emagrecer ou até mesmo uma revista de “dietas” de banca de jornal?

Primeiramente, o que são calorias? Caloria significa o valor energético dos alimentos provindos dos macrontrientes: carboidratos (arroz, batata, frutas, granola, pães, biscoitos, legumes, doces), proteínas (carnes, leite e derivados, feijões) e lipídeos (azeite e outros óleos, castanhas e gorduras animais).

E as calorias vazias? São aquelas contidas em alimentos energéticos deficientes em vitaminas e minerais como as guloseimas, bebidas gaseificadas ricas em açúcares e salgadinhos industrializados. Estas calorias vazias aumentam nosso estoque de energia a qual se armazena no corpo em forma de gordura.

Quando consumimos uma dieta muito restritiva em calorias o cansaço se intensificará pois não teremos energia suficiente para realizar as nossas tarefas diárias prejudicando nossa atenção e rendimento. Com esta restrição consequentemente diminuiremos a ingestão de proteínas e de gorduras boas, além de vitaminas, minerais e outros elementos essenciais para o nosso metabolismo.

Para uma alimentação adequada não podemos pensar apenas em calorias, portanto não fique lendo os rótulos e tabelas nutricionais com o objetivo de optar pelo consumo dos alimentos menos calóricos. Uma gelatina pode ser menos calórica que uma maçã e um brigadeiro pode ser menos calórico que uma porção de abacate, mas isto não quer dizer que são mais nutritivos.

Para uma alimentação saudável não considere apenas as calorias contidas nos alimentos, mas sim sua qualidade nutricional!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também

plugins premium WordPress