Atualmente, um dos temas mais abordados na mídia, nas redes sociais e em rodas de conversas é sobre a alimentação. E este excesso de informações gera confusão na vida das pessoas, que ficam cada vez mais em dúvida quanto às escolhas alimentares.
É comum vermos “terrorismo nutricional”. O que é isso? São aqueles seguimentos que dizem “alimento tal é proibido/ faz engordar/ faz ter um ataque cardíaco/ é um vício que prejudica a saúde”. E rodeado destes terrorismos é comum escutar “estou de dieta, não posso comer isso” ou “já que comi tal coisa, não importa comer mais um pouco”.
Pensamentos como “pode”, “não pode”, “faz mal para a saúde”, “faz engordar”, “faz emagrecer” são paradigmas errôneos e também complexos. Uma alimentação saudável vai muito além disso, pois não existem alimentos que faz engordar ou emagrecer, alimentos bons e alimentos ruins. Tudo faz parte de um conjunto de hábitos, dentro do seu estilo de vida.
Se você tem uma alimentação saudável, tem um tempo para se cuidar, possui outros hábitos saudáveis e às vezes sente a necessidade ou tem vontade de consumir um docinho, uma pizza, de não ir à academia, tudo bem. É normal e saudável para a saúde mental quando você se permite a sair da rotina, sem culpa. Quando você se restringe e por impulso faz coisas fora da rotina, perceba que isto vem com exagero e culpa.
Ainda vemos muitas condutas de profissionais baseadas em restrição, ou até mesmo de pessoas que por conta própria se restringem. Quanto à alimentação, é importante saber que restrição pode até fazer você perder peso, porém de modo agudo e com consequências como o estresse, e isto ocorre pelo fato de que deixar seu corpo em estado de restrição estressa seu corpo e seu cérebro, pois instintivamente estes irão achar que você está correndo risco.
Os alimentos não são apenas calorias. Os alimentos contém vitaminas, minerais, compostos bioativos, tem uma composição de macronutrientes (proteínas, lipídios, carboidratos). Eles não podem ser analisados apenas quanto a calorias. Quem já ouviu alguém falar: “Este alimento é fit, só tem 50 kcal”? Mas e a composição dele? Calorias não são tudo.
Sabe o que é saudável? Ter alimentos in natura como a base da alimentação e deixar os pratos bem coloridos. Comer com calma e sentindo o sabor de cada alimento. Perceber os sinais de fome e saciedade. Comer algo diferente sem sentir culpa. Sentir paz com a rotina alimentar. Deixar a alimentação ser algo leve na sua vida, um momento de prazer e relaxamento e não de preocupação.
Me acompanhe nas redes sociais!
Agende uma consulta!