A vitamina A possui diversas funções, como auxiliar na manutenção da visão e da construção de células epiteliais (pele e membranas das mucosas internas), participar do crescimento dos ossos e tecidos moles e ajudar na resistência a infecções.
Quando há deficiência de vitamina A, ocorrem danos na conjuntiva e na córnea, além de atrofia e queratinização das mucosas, dificuldade na digestão e absorção de nutrientes e secura da pele.
Além do consumo adequado de alimentos fontes de vitamina A (fígado, ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão, tomate, abobora, pimentão vermelho, damasco, batata doce), o cuidado para aumentar a biodisponibilidade de vitamina A é importante. Mas, como fazer isto?
– Cozinhar alimentos fontes de vitamina A aumenta o conteúdo de carotenoides em vegetais pois facilita a extração deste nutriente da matriz, porém evite este processo por tempo prolongado. O tratamento a vapor é o mais adequado, pois parece aumentar a concentração de carotenoides extraídos de alguns alimentos como do espinafre e da cenoura.
– A adição de óleo (5g) em uma refeição auxilia na absorção de vitamina A.
Também devemos ter cautela para não diminuir a biodisponibilidade de vitamina A. Para isto devemos e evitar o processo de ebulição, pois o mesmo auxilia na redução da biodisponibilidade de vitamina A dos vegetais através do aumento da produção de isômeros ou produtos de oxidação. Outro hábito que deve ser evitado é o consumo de álcool pelo fato deste colaborar com a diminuição da vitamina A hepática.
Até mais!