Carboidratos são importantes substratos energéticos que participam da contração muscular durante exercícios prolongados de intensidade moderada e em exercícios de alta intensidade e curta duração.

O metabolismo de carboidratos é fundamental no fornecimento de energia para o exercício físico, tanto que dietas pobres em carboidratos tem apresentado relação com a fadiga precoce e falta de rendimento durante os treinos principalmente de alta intensidade.

Nosso corpo armazena carboidratos na forma de glicogênio no fígado e nos músculos. O glicogênio hepático é utilizado para manutenção da glicemia, fornecimento de energia ao cérebro, sistema nervoso e outros tecidos, já o glicogênio muscular é usado exclusivamente pelos músculos.

Quando os níveis de carboidratos são depletados ocorre aumento da mobilização de gorduras e de proteínas durante a realização de um exercício intenso e prolongado, chegando assim à fadiga e ao catabolismo muscular.

Para a determinação da quantidade de carboidratos a ser ingerida é necessário observar o tipo de carboidrato, a quantidade, a frequência e o período de ingestão, além da duração e da intensidade da atividade física e das necessidades individuais de cada indivíduo identificadas após avaliação nutricional.

Os carboidratos são essenciais para quem realiza atividades físicas devendo ser consumidos no pré e no pós treino.

Antes do treino é importante consumir alimentos fontes de carboidratos (ex: alguns tipos frutas e de biscoitos), moderados em proteínas, gorduras e fibras, com quantidade suficiente de líquidos.

Durante o treino é imprescindível a ingestão de líquidos, já em relação aos outros nutrientes a recomendação é apenas para casos específicos.

Após o treino o glicogênio muscular deve ser reposto através da ingestão de carboidratos de alto (ex: batata, pão, frutas secas, suplementos) e médio (ex: maçã, banana prata, suplementos) índice glicêmico.

Consulte um profissional nutricionista para identificar suas necessidades nutricionais diárias e sua alimentação pré e pós treino!

 

Bibliografia:

SILVA, A. L. da., MIRANDA, G. D. F., LIBERALI, R. A influência dos carboidratos ante, durante e após treinos de alta intensidade. Rev.Brasde Nutrição Esportiva, São Paulo, v.2, n.10, 2008.