Muitas vezes as crianças não querem consumir o que os pais ofertam, e isto pode ocorrer por inúmeros motivos, desde a rotina, porções e variedades.
Primeiramente é importante saber que comer bem não é sinônimo de comer muito. É comum os pais se preocuparem com a quantidade de alimentos que seus filhos ingerem, mas o mais importante é ter uma alimentação variada e balanceada.
Fracione a alimentação dos seus filhos em pequenas porções várias vezes ao dia. Para isto, pratos e potinhos pequenos podem ajudar. Este hábito auxilia a criança a identificar a sensação de saciedade e a diferenciar a fome da vontade de comer.
Ensine e dê exemplo ao se alimentar, mostrando que isto deve realizado com calma, mastigando bem e prestando atenção aos alimentos, sem distrações como televisão ou celular. Faça dos horários de alimentação momentos agradáveis com a família em que a criança irá fazer questão de participar.
Entre as principais refeições ofereça alimentos saudáveis, com uma apresentação colorida e diversificada, como saladas e espetinhos de frutas.
Deixe seus filhos ajudarem a decorar os pratos com alimentos coloridos e até mesmo formando desenhos com os alimentos saudáveis selecionados.
Até o próximo post!