intestino

Como a saúde do intestino influencia no emagrecimento

Quando buscamos informações sobre emagrecimento, são muitas vertentes que encontramos. Informações não faltam, porém, ao mesmo tempo que podem ajudar, também podem atrapalhar.

Um questionamento muito comum no processo de emagrecimento é: por onde eu começo?

A base do emagrecimento saudável deve respeitar alguns pilares muito importantes como a organização, o comportamento alimentar, o controle do estresse, o sono adequada, parte hormonal e a saúde intestinal.

Este ponto da saúde intestinal também é fundamental, sendo o foco deste artigo.

Para se ter ideia da importância de uma microbiota intestinal saudável, é interessante saber que ela é composta por aproximadamente 100 trilhões de bactérias e exerce importante função no organismo humano¹, e tem seu início de desenvolvimento na hora do parto e logo após a amamentação ou introdução de leites artificiais².

No nosso intestino as bactérias devem estar em equilíbrio. Quando as bactérias estão em desequilíbrio temos o que chamamos de disbiose intestinal, o que nos traz consequências como a dificuldade de emagrecimento.

A disbiose intestinal está associada à hábitos alimentares inadequados, abuso de medicamentos, estresse, idade, baixa imunidade, intolerâncias alimentares e deficiência de enzimas digestivas³.

De acordo com o estudo de revisão bibliográfica, realizado por Souza, et al. (2021)², foi identificado que “além da influência de fatores anatômicos e fisiológicos, existem causas multifatoriais que levam o indivíduo a obesidade, como o desequilíbrio da microbiota intestinal, bem como hábitos alimentares ruins”, concluindo sobre a importância de manter o equilíbrio microbiano intestinal para evitar complicações clínicas e melhorar o prognóstico em casos de obesidade.

E como eu cuido do meu intestino?

– Comendo de uma maneira saudável, independentemente da fase do emagrecimento que você esteja.

– Prestando atenção em seu corpo. Perceba alimentos que façam mal à sua digestão e os evite;

– Consumindo alimentos prebióticos, por conterem fibras que alimentam as bactérias boas do seu intestino. Alguns alimentos são: cebola, alho, alho poró, aspargo, banana verde, aveia, frutas, legumes, feijões;

– Consumindo alimentos mais naturais, evitando excesso dos que contem aditivos, corantes, conservantes e açúcares;

– Consumindo probióticos para a modulação intestinal, quando for indicado por um profissional (geralmente prescrito após o início da mudança de hábitos alimentares);

– Realizando um acompanhamento nutricional estruturado para o seu emagrecimento.

Não deixe de conferir nosso Programa Nutricional Emagreça com Leveza! Um acompanhamento que aborda todos os pilares do emagrecimento saudável, com duração de 4 meses, e composto por 5 consultas, missões que te ajudam a manter o foco, receitas, e-books, lâminas de orientações e vídeos exclusivos!

Entre em Contato por aqui ou através do whatsapp (11) 9 7395-5936.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também

plugins premium WordPress