O papel da alimentação na imunidade

Nos últimos meses houve um aumento significativo da preocupação em relação à prevenção de doenças infectocontagiosas. O medo do surto de coronavírus (Covid-19) levou a população a estocar álcool e máscaras descartáveis em suas residências, acarretando até mesmo na falta destes produtos em diversos estabelecimentos.

A prevenção de doenças infectocontagiosas sempre foi necessária e não deve ser lembrada apenas em épocas de surtos. Hábitos como lavar as mãos corretamente ao chegar em casa ou no trabalho, antes de comer ou após frequentar banheiros devem ser rotineiros, bem como evitar colocar os dedos na boca, olhos ou nariz. Escolher locais de confiança para alimentar-se e andar com um álcool em gel na bolsa também são dicas que merecem ser seguidas.

Mas, além disso, temos que conversar sobre algo muito importante: o fortalecimento da imunidade através da alimentação!

Imunidade significa a capacidade do organismo se defender de invasores, que podem ser vírus, bactérias ou fungos. Quando a imunidade está baixa, ficamos com maior propensão a pegar doenças, como as gripes.

Manter uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes fortalece o organismo para as possíveis ameaças. Por isto, tenha uma alimentação saudável, variada e bem colorida para garantir um aporte diversificado destes nutrientes.

Encontramos estes nutrientes em diversos alimentos, mas alguns se destacam. Leia a seguir:

– Vegetais verdes escuros (couve, brócolis, agrião, rúcula): Ricos em antioxidantes e ácido fólico (o ácido fólico participa da formação de linfócitos que são células de defesa);

– Frutas cítricas (laranja, limão, maracujá, mexeria, acerola, abacaxi): Ricas em vitamina C, que colaboram para o aumento da resistência à infecção;

– Oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes): Ricas em vitamina E, zinco e selênio, moduladores do sistema imunológico;

– Legumes alaranjados (cenoura, abóbora): Ricas em carotenoides favorecem a imunidade;

– Alimentos roxos avermelhados (morango, uva, amora, beterraba): Ricos em flavonoides, principalmente em antocianinas, as quais reduzem a ação dos radicais livres que combatem o envelhecimento precoce das células;

– Cereais integrais e leguminosas (feijões): Ricos em zinco, nutriente que ajuda a prevenir doenças;

– Outros alimentos que ajudam a melhorar a imunidade: Alho, cebola, gengibre, mel, própolis, kefir ou iogurtes com probióticos.

Outra questão importante refere-se à saúde intestinal. Quando o intestino está saudável, sua imunidade está fortalecida, portanto beba água o suficiente e consuma alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça, frutas, legumes, verduras, cereais integrais) e em frutooligossacarídeos (FOS) como a batata yacon, o alho, a cebola e a banana verde.

Alimentar-se bem, ter um estilo de vida saudável e cuidados roteiros com a higiene são fundamentais para manter uma boa imunidade. Sigam as dicas!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Leia também

plugins premium WordPress