Muitas vezes a fome pode ser confundida com a vontade de comer algo. Isto acontece principalmente devido um processo de liberação de hormônios que transmitem ao cérebro informações de saciedade quando a comida chega ao intestino, porém são necessários 20 a 40 minutos para o cérebro receber esta mensagem.
Por isto, separe os alimentos que irão ser ingeridos e consuma-os calmamente, pois se você comer muito rápido precisará consumir mais para ficar satisfeito e posteriormente sentir-se “estufado/ cheio”.
Mas, como diferencias a fome e a vontade de comer?
A fome não é específica, ou seja, qualquer alimento que você goste e tenha disponível para ingerir irá matar sua fome. Pergunte a você mesmo se o que você sente é fome. Neste caso, você comeria um ovo cozido ou uma maçã que esteja disponível em casa ou precisaria comprar outro alimento que prefira?
Já sobre a vontade de comer, podemos até mesmo classificar em pequena vontade, vontade e muita vontade.
Uma pequena vontade está relacionada a uma situação social onde você teve contato com o alimento, através o cheiro, de comentários sobre o mesmo e da disposição do alimento. Esta é a situação conhecida como fome social, onde se pode comer “no modo automático”, sem prestar atenção à qualidade e quantidade. Um exemplo é quando há visitar e você serve amendoins e acaba comendo mesmo sem fome, socialmente. Nestas situações avalie se é necessário você comer, e se possível não consuma, ou coma apenas um pouco.
Já uma vontade é algo mais específico, relacionada ao prazer, a sentir o gosto, degustar, apreciar, saborear, preferências. Pode nos remeter a lembranças e vontade de reviver momentos. Envolve comer devagar e em quantidades moderadas, com prazer.
E uma vontade muito grande? Esta não é específica, mas envolve a necessidade de comer algo gostoso, é a fome emocional, onde pequenas quantidades não satisfazem e a sensação é a de precisar comer muito e com urgência. Às vezes isto é consequência do acúmulo de vontades restringidas por muito tempo, o que pode fazer com que o consumo seja de forma impulsiva, sem prestar atenção no sabor. Cuidado para não confundir emoções com fome.
Até o próximo post!!
Bibliografia: Emagrecimento e manutenção de peso- Ana Paula Pujol